domingo, 13 de outubro de 2013

O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë



Emily Brönte foi uma das maiores escritoras e poetiza do século XIX. Infelizmente, no inicio a autora precisou publicar suas poesias e seu romance com um pseudônimo masculino, Ellis Bell, pois as mulheres no período estavam restritas ao ambiente doméstico.

O Morro dos Ventos Uivantes definitivamente entra para os meus livros preferidos. Minha paixão, lógico, Heathcliff! Protagonista cigano, algo novo em romances ingleses da época, que pessoalmente acho que foi injustiçado, pois apesar de vingativo e frio, é um personagem que tem muito mais a mostrar, até porque sua personalidade fria é desenvolvida a partir de suas experiências, antes e depois da família Earnshaw. Catherine Linton também é protagonista do romance e amada de Heathcliff. Adoro suas falas, por mostrarem como seu espírito é livre em uma época que não havia espaço para isso. Mas detesto a forma como ela trata o amado, embora eu a entenda. Sua declaração de amor a ele é uma das minhas passagens preferidas!

“Qual seria o sentido da minha existência, se eu ficasse restrita ao que existe aqui? Meus maiores sofrimentos neste mundo foram os sofrimentos de Heathcliff; e eu assisti cada um deles, desde o principio. A maior razão da minha vida é ele. Se tudo desaparecesse e só ele restasse, eu continuaria a existir. E se tudo o mais permanecesse, e ele fosse aniquilado, o universo se tornaria estranho, e eu não mais faria parte dele. (...) Meu amor por Heathcliff é como as rochas eternas sob os nossos pés: uma fonte de felicidade pouco visível, mas necessária. Nelly, eu sou Heathcliff! Ele está sempre, sempre, na minha mente... Não como um prazer, pois também não sou um prazer a mim mesma, mas como meu próprio ser.”(p 47).

O romance possui como narradoras duas vozes, algo também bastante novo na Literatura Inglesa: o inquilino Mr. Lockwood e a criada Ellen Dean, ou Nelly, como a personagem é chamada. Lockwood é um personagem interessante, pois é através dele que entramos na história de Heathcliff. Ele conhece o dono da residência Morro dos Ventos Uivantes e fica curioso pela sua história e acaba fazendo com que o leitor também fique. A criada Nelly resolve contá-lo a história de Heathcliff e de todas as pessoas envolvidas.

A curiosidade do Mr. Lockwood surge quando o mesmo não consegue ir embora da casa por conta do tempo e acaba por dormir em um quarto fechado da casa. A noite, escuta-se uma voz fora da casa pedindo para entrar. E assim, inicia-se a narrativa de Nelly...

Durante minha leitura, descobri que minha música preferida de infância (a criança louca... rsrs) foi escrita baseada no único romance de Emily Brontë. Amo muito essa música e adoro o clip. Espero que vocês também se apaixonem pela música e pelo romance tão bem escrito e envolvente de Emily.

A edição bilíngue da Editora Landmark é maravilhosa! Amo a capa. E ela ainda possui original em inglês! Amo as edições da Landmark!!!

Boa leitura!!!






25 comentários:

Samuel Medina (Nerito Samedi) disse...

Esse é um livro que tenho vontade de ler. Infelizmente sempre passo outro na frente...

Mariana Siqueira disse...

Poxa, que responsabilidade resenhar um clássico desses!
Gostei de ler sua opinião, realmente boa parte das mulheres que leem caem de amores pelo Heathcliff. Confesso que tenho ele na estante, mas ainda não tive tempo, é uma leitura obrigatória, preciso tomar vergonha na cara kkk

Beijos .*
Seguindo seu blog!
Se puder, segue o meu?
http://loveloversblog.blogspot.com

Mari Siqueira

Andy Lima disse...

Eu até comecei em e-book, mas desisti por hora, mas espero ter outra oportunidade de ler em versão física que é muito mais legal, sua resenha foi ótima e me animou a ler!

Estandy Books - A Estante Da Andy

Seguindo seu blog viu!

Estandy Books - A Estante Da Andy


Bj!

Lua Anna Costa disse...

Eu gostei muito, Nerito! O que mais gosto nele é que não tem nada de meloso e os personagens são muito complexos, sabe. Espero que vc goste quando ler. E volte para conversarmos quando tiver lido. bju.

Lua Anna Costa disse...

Mariana, o que mais gosto nele é que tem qualidades e defeitos como todo mundo. A complexidade dos personagens da Emily é uma coisa que me atrai. Obrigada! Sigo o seu sim. Beijos!

Unknown disse...

Ai eu quero ler! Judiação ainda não tenho ele!
Nossa não sabia sobre a música! Adorei, vou baixar ela aqui para escutar sempre que puder!
Adorei sua resenha!
Beijinhos

As Leituras da Mila

Lua Anna Costa disse...

Amo essa música, Michelle! quando vc tiver lido, volte pra conversarmos... Beijos!

Unknown disse...

Simplesmente adorei tua resenha, minha opinião sai em breve e menina que carta foi aquela para o Heathcliff, sério eu te vi no centro da trama. Indo a luta com Isabella! Sensacional parabéns Lua!

booksofseasons.blogspot.com.br

Lua Anna Costa disse...

Fiquei muito feliz com seu comentário, Clovis! Leia depois a do chapeleiro e me diga o que acha. Beijos!!!

Paty disse...

Oi Lua.
Eu li esse livro depois de tanto a Bella comentar sobre ele, mas confesso que esperava mais, não me cativou tanto assim.
A música é realmente linda, amei,mas achei o clipe meio louco rsrsrsrs.

Beijos
Leituras da Paty

Lua Anna Costa disse...

Paty, obrigada pelo seu comentário! Não gosto muito da Bela (rs), mas entendo sua posição. Gosto dele por ser meio louco sabe.rsrs Beijos!!!

Unknown disse...

Olá Lua!
Ainda não li esse livro, mas tenho muita curiosidade em lê-lo! Mesmo!
Por ser um clássico, tenho medo de não entendê-lo muito bem.
Sua resenha está maravilhosa!
Beijos,
Ana M.
http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

Lua Anna Costa disse...

Ana, acho que vc vai gostar sim. Eu estudo literatura, então a maioria dos livros que leio e gosto são clássicos, mas indico a tradução da Landmark, achei interessante e suave. Fico feliz que tenha gostado! Beijos!! Vou conhecer o seu blog.

Anônimo disse...

Sua resenha está belissima, adorei! Esse é um daqueles livros que tenho vontade de ler, mas sempre adio a leitura. Depois da sua resenha, acho até que vou parar de adiar a leitura...

Curti bastante seu blog, estou seguindo! Beijinhos, Thamires R.
http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Bela resenha!!
Ainda não li o livro, mas pretendo ler!

Beijos
http://plantaoonline.blogspot.com.br/

Sil disse...

Acho que sou uma das poucas pessoas que não se apaixonou por esse livro. O protagonista é intragável no meu modo de ver, me desculpe.

Blog Prefácio

Vinício Souza disse...

Oii, Ana!
Esses dias minha mãe decidiu dar uma revirada na casa para arrumar o que sempre estava desarrumado, e isso incluía os livros beeeeem antigos da minha irmã que ela não mais usava. Claro que fui la aproveitar e um dos títulos era O Morro dos Ventos Uivantes - já conhecia o livro por causa da Saga Crepúsculo, então logo o livro já era meu. Fico muito feliz que o livro seja assim tão bom! Tentarei encaixá-lo para a minha próxima leitura. :)
Seu blog é muitoo legal!

Beijoss!
www.blogumjovemleitor.blogspot.com.br

Lua Anna Costa disse...

Vinícios, Espero muito que você goste! Pois além de ótimo, esse livro também é um clássico da literatura inglesa. Volte para me contar o que achou, tá? Beijos, lindo!

Lua Anna Costa disse...

Não se preocupe, Sil. Respeito sua opinião. Até porque a intenção da autora foi que ele fosse odiado mesmo. O livro é do início do realismo inglês. Ele nos mostra até que ponto o ser humano pode chagar, né. Espero que vc encontre outras resenhas que goste!!! Beijão pra vc!!!

Lua Anna Costa disse...

Seguindo seu blog!

Lua Anna Costa disse...

Seguindo seu blog!!

Lua Anna Costa disse...

Leia sim, Paola! Depois venha me dizer o que achou. Beijão!
Seguindo seu blog!!!

Lua Anna Costa disse...

Oi Thamires, que bom que gostou!!! Depois venha me dizer o que achou do livro. Seguindo o seu tb!!! Beijos!

Lua Anna Costa disse...

Que bom que gostou, Andy! Seguindo o seu tb!!! Beijos!

Anônimo disse...

Lua, eu não sei como dizer...que quando li não gostei do livro. Mas talvez o leia novamente...e mude de opinião. Gostei do post!
Beijo,
Jéssica, d´O Feminino dos Livros.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Viagens Esquizofrênicas a Lua, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena