sábado, 12 de outubro de 2013

Revolução no pensamento - A era do conhecimento - Marc Halévy



A revolução Noética está só começando... Essa é a tese do Marc Halévy descrita em A era do conhecimento. A base da sua tese é a nossa época é de ruptura. Depois disso o autor procura nos mostrar o porquê dessa ruptura. A maioria das características que ele apresenta-nos mostra que é o fim da modernidade. E a nova fase da humanidade seria a Era Noética, momento onde o homem iria perceber que sua função no cosmos é a de criar a camada de conhecimentos.

“Conhecimento e criação tornam-se as palavras-chaves da vida quotidiana, do nascimento à morte.”

Os termos que o autor utiliza para construir o conceito de noética são complexidade e evolução. Ele afirma que a ciência atual baseia-se em um conhecimento linear e simplório e que a humanidade está começando a perceber que o conhecimento é complexo como todos os sistemas universais. Ele apresenta uma realidade que precisa ser construída, pois os conceitos de verdade e imutabilidade foram ruídos.

“... não há nada preestabelecido, nada de imutável, nada de absoluto, pois tudo se transforma, pois tudo se cria o tempo todo, pois nada é permanente.”

As ideias centrais do livro me fizeram expandir meus horizontes de pensamento, pois vi que a linearidade da física clássica não abarca mais o sentido de real que temos hoje. Apesar disso, a leitura foi um pouco cansativa, pois o autor repete muitas vezes as mesmas ideias.

A discussão acerca da noção de Tempo foi a minha favorita, pois penso que o tempo não pode mais ser visto como nós, ocidentais teimamos em manter. O Tempo é algo mais intangível e relativo, como nos mostrou o gênio Einstein com sua teoria da relatividade, que ainda busco entender sem sucesso.

Marc enumera as mudanças que ele pressupõe que precisam ser feitas para que a Era Noética evolua. Conceitos como ética, sistema econômico, política, forma de pensamento. Enfim, ele sugere que toda a forma de sociedade que conhecemos irá mudar.


A Era do conhecimento é um livro bastante interessante para quem se interessa por mudanças globais e a atual crise de valores que vivemos, mas prepare-se para um livro repetitivo. 




1 comentários:

Francine Porfirio disse...

Olá, flor!
Venho retribuir sua visita ao meu blog... Antes tarde do que mais tarde (rs).
Fiquei feliz pela oportunidade de ler sua resenha sobre este livro. Achei interessante a perspectiva do autor, sobre nossa maneira de abordar o conhecimento ter se tornado mais complexa, atendendo as necessidades que a própria complexidade do conhecimento traz.
Acho perigoso, no entanto, denominar Era Noética o que outros pesquisadores estão tratando como um fenômeno pós-moderno. Sempre tenho ressalvas com o uso de conceitos que se limitam a grupos específicos de pesquisadores e podem não atender, efetivamente, a demanda social que as mudanças que os geraram apresenta.
Adorei, flor, conhecer um pouco sobre este livro.
Beijos!

www.myqueenside.blogspot.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Viagens Esquizofrênicas a Lua, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena