sábado, 28 de dezembro de 2013

Cândido ou Otimismo - Voltaire



Cândido, ou o Otimismo é um romance de Voltaire, filósofo francês. Cândido é o rapaz mais doce e honesto do mundo. Mas ele infelizmente é expulso de um lindo castelo de Westfália. Segundo ele, nesse castelo vivem as melhores pessoas que vivem no melhor dos mundos possíveis. Ele é expulso por cortejar a linda Cunegunda. Depois disso, Cândido passa por situações cada vez piores e sua teoria é posta a prova por diversas vezes. 

O autor buscou usar da ironia para criticar a teoria do melhor dos mundos possíveis de Leibniz. O personagem que representa sarcasticamente o otimismo Leibniziano é o filósofo Pangloss. O mais interessante é o contraste feito pelo autor entre a Europa e El Dourado, aparentemente a América. Nesse lugar, Cândido conhecerá realmente o melhor dos mundos possíveis. Mas seu amor por Cunegunda o fará deixar esse paraíso e ir em busca do seu grande amor.

O humor é o maior charme desse romance. Em alguns episódios, Cândido é digno de compaixão, mas em outros, você ri com sua ingenuidade e confiança cega em qualquer ser humano.

A edição da Penguin é linda! Adorei o tom de amarelo da capa. Apesar de ser uma edição de bolso, o papel é de muita qualidade. A letra é bastante adequada. A tradução é de Mário Laranjeira. É o primeiro livro que leio desse selo da Companhia das Letras. E fiquei realmente impressionada com o capricho da edição.

3 comentários:

Leandro Borges disse...

Nossa, Gostei Desse Livro, Apesar de Não Gostar muito desse tipo de leitura...
Parabéns Pela Resenha muito Boa....
Continue Assim Beijos....
www.obaudosmelhores.blogspot.com

Ella disse...

Eu nunca li, mas adorei a resenha!
Beijão,
destemidagarota.blogspot.com

Anônimo disse...

Nossa, deve ser bom este livro. Só conheço Voltaire de nome, mas nunca li um livro do pensador. Vou colocar na lista de leituras.
Beijo,
Jéssica, d´O Feminino dos Livros.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Viagens Esquizofrênicas a Lua, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena