sábado, 21 de dezembro de 2013

Lançamento da coletânea do 1º Concurso Literário Olhar da Gente"



Oi Gente,

a gente sempre escuta que Fortaleza não permite aos seus escritores oportunidades de expor e publicar seus trabalhos. E foi para mudar esse cenário que surgiu um projeto chamado "1º Concurso Literário Olhar da Gente" e que procurou novos talentos para participar de uma coletânea que tem como tema: "Minha Terra, Minha Vida, Meu Olhar". Nayara Fontenele é uma das Coordenadoras do Coletivo Cultural Olhares Daqui pra Nós, é estudante de Psicologia, Autora do livro O Amortecimento e Organizadora da Antologia Olhar da Gente. E é com ela que iremos saber um pouco mais sobre o projeto e o evento onde a coletânea irá ser lançada.



1. O que é projeto Olhar da Gente?
O Olhar da Gente é um projeto literário que tem como etapas a realização de um Concurso e a Publicação de uma Antologia com os autores vencedores. Nesta edição o tema foi “Minha Terra, Minha Vida, Meu Olhar” tentando contemplar apenas autores Fortalezenses que escrevessem nos gêneros: poesia, prosa e conto. A ideia do projeto é incentivar a descoberta e a publicação de novos autores.

2. Quem realiza o projeto?
O Projeto está sendo realizado pelo Coletivo Cultural qual eu faço parte chamado Olhares Daqui pra Nós, é um grupo de jovens que realizam ações culturais voltadas pra Literatura, Audiovisual e Artes Visuais. O projeto foi apoiado pelo I Edital Coletivo Jovem de Incentivo a projetos, realizado pelo Núcleo de Economia Criativa do CUCA BARRA, uma excelente iniciativa, que nos ajudou a pôr em prática esse sonho.

3. Como começou o projeto? E quais foram suas expectativas de início?
A ideia inicial do Concurso foi minha, eu sou Autora e estou em minha primeira publicação e sei como é difícil encontrar oportunidades em nosso estado. Quando apresentei ao Coletivo a ideia, eles adoraram e aperfeiçoaram. Realizamos oficinas em escolas, conseguimos mobilizar um grande número de pessoas interessadas em Literatura. Eu sempre levantei a bandeira da democratização da cultura e como em nosso estado o mercado editorial é enrijecido e majoritariamente acadêmico (possuímos poucas editoras comerciais) acaba sendo mais difícil tornar-se autor e nosso intuito sempre foi abrir espaços e criar oportunidades.

4. Por que a escolha do tema “Minha Terra, Minha Vida, Meu olhar”?
Queríamos construir um acervo de Olhares sobre Fortaleza, buscando homenagear a cidade, descobrindo e/ou contemplando novos autores. Como o nome do Coletivo é Olhares Daqui pra Nós, nos inspiramos nele pra construir o tema.

5.  Quem são e como foram selecionados os contemplados no I Concurso Literário Olhar da Gente?
O Concurso ocorreu de Setembro a Dezembro de 2013, tivemos uma Banca Avaliadora com profissionais da língua portuguesa e do cenário literário cearense, foi um momento bem delicado, pois os materiais eram lindos e tínhamos de ser sensíveis e cautelosos com o resultado. Os contemplados foram 20 autores, a lista com os nomes está nesse link: http://olharesdaquipranos.blogspot.com.br/2013/12/resultado-i-concurso-literario-olhar-da.html, confiram! Para acessá-lo cliquem aqui.

6. Quando será o lançamento da Antologia Olhar da Gente?
O lançamento será no dia 15/02/2014 das 16:00 as 20:00 horas no CUCA BARRA, na Avenida Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará, Fortaleza. Aproveito para deixar aqui o convite ao seu blog para cobrir o evento de Lançamento e realizar entrevistas com os autores! Seria uma honra ter você por lá. Convido ainda seus leitores a comparecerem ao evento, será excelente tê-los prestigiando nosso trabalho.

 7.  Como participar da próxima edição do Concurso?
A próxima edição ainda não tem data definida, mas já está sendo pensada. Vamos abrir o Concurso a nível nacional e realiza-lo por categorias, gêneros distintos e/ou faixa etária. O tema está em aberto, estamos focando no fechamento desta edição, mas se você ou algum leitor quiser nos deixar uma sugestão, ficaremos honrados em receber. Basta encaminhar um e-mail para olharesdaquipranos@gmail.com


Gostaria de agradecer ao convite e ao espaço cedido pelo blog Viagens Interliterárias a Lua, espero ter a sua presença no Lançamento da Antologia e em breve doaremos um exemplar pra que possam sortear entre seus leitores. Abraços a todos, boas festas!

Eu agradeço seu convite e a entrevista, Nayara e já confirmo  minha presença no evento. E Já agradeço também o exemplar para sorteio. E espero que todos os meus leitores possam estar presentes nesse lançamento e que mais projetos como esse vem para abrilhantar mais o cenário literário cearense. Boas festas!

Para entrar em contato com a Nayara Fontenele:

Contato com Olhares Daqui pra Nós: 

Site do projeto:
http://olharesdaquipranos.blogspot.com.br 

Espero que vocês tenham gostado e compareçam ao evento. Espero todos vocês lá. Em breve estaremos falando do sorteio. Beijos!

Anna

6 comentários:

aa disse...

Adorei o projeto! :)

Abraço,

Victor
http://casacorvinal.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Muito legal projetos assim.
São iniciativas como essas que contribuem para divulgarmos as obras nacionais cada vez mais!!

Beijos, Thaysa Rocha.
www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

Lua Anna Costa disse...

Victor,
Que bom que gostou! Ainda vai ter muita novidade sobre ele! Beijos!

Lua Anna Costa disse...

OI Thaysa,
gostei muito do seu blog! É verdade! Me sinto muito feliz de ter sido convidada a cobrir o evento. Aguarde que ainda tem mais... Beijos!

Nay disse...

Adorei a oportunidade de aparecer por aqui e fazer o convite aos seus leitores Lua! Prazer imenso.

Lua Anna Costa disse...

Eu que agradeço, Nayara!!! Estou contando os dias para o dia do lançamento! Beijos!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Viagens Esquizofrênicas a Lua, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena