quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O Pescaria - Grupo literário de Varjota - CE



Oi Gente!

Vim contar para vocês sobre um grupo que conheci que me encantou, ou melhor me “pescou”. Ficou curioso para saber sobre o que estou falando? Pois venha junto comigo conhecer o Pescaria, grupo literário da cidade de Varjota, que possui o objetivo de pescar indivíduos para as letras e a arte, oferecendo como alimento a liberdade e o saber.

O grupo surgiu em novembro de 2012 quando Mailson Furtado ganhou a oportunidade de lançar seu primeiro livro chamado Sortimento, na Bienal Internacional do livro em Fortaleza. Naquele ano, as discussões giravam em torno da Padaria Espiritual, movimento literário que deu origem a Academia Cearense de Letras. As trocas ocorridas no evento fizeram com que os participantes do projeto, no caso autores, decidissem pela criação do grupo. Dentre os nomes desses autores estão: Mailson Furtado, Felipe Ximenes, Otávio M. Silva, Erasmo Portavoz, Phelipe Gomes, Magnel Carvalho, Yane Cordeiro, Bruno Trajano, Mara Alves e Erineu Ferreira.

O nome do projeto remete ao símbolo da cidade, o Peixe, pois a cidade tem como principal atividade econômica a pescaria. O Pescaria tem como inspiração a padaria espiritual, apesar de possuir ideologia distinta.


Dentre os planos do projeto estavam a criação de um jornal que leva o mesmo nome, onde funcionaria como o meio de comunicação do grupo. O jornal teve sua primeira edição lançada em março de 2013, na Semana de Poesia organizada pelo Movimento Cultural de Varjota. O projeto consiste em encontros nas manhãs de sábado para discutir os mais diversos temas e difundir a arte e a literatura a todos os que precisam, à margem do Rio Acaraú em Varjota – CE. E são todos abertos ao público. 

Maiores informações sobre o projeto e os textos publicados: http://opescaria.blogspot.com.br/p/o-pescaria.html.


Espero que tenham gostado do projeto! Estou com bastante vontade de ir conhecer os encontros. Quando isso acontecer, também irei mostrar para vocês. E aguardem entrevistas com os participantes, irei fazer pelo menos com dois participantes. Esperem também alguns textos criados pelos autores participantes.



Fonte das informações: http://opescaria.blogspot.com.br/p/o-pescaria.html

2 comentários:

Otávio M. Silva disse...

Nós do Pescaria ficamos realmente lisonjeados e honrados com sua palavras.
Forte abraço Anna.

Grupo literário Pescaria disse...

O grupo literário Pescaria agradece o espaço Anna, disponibilizado para divulgar nosso humilde trabalho, tão jovem.

Parabenizamos pelo espaço e a agradecemos por ser essa difusora da arte das Letras.
Obrigado.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Viagens Esquizofrênicas a Lua, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena