domingo, 23 de fevereiro de 2014

Coração de Vidro - Marcos de Sousa



Quando comecei a ler o Coração de Vidro, imediatamente sofri por não ter conhecimento suficiente para fazer uma análise bem feita com a obra do Marcos de Sousa. então, desde já aviso que será o que senti como leitora. Será um apanhado de impressões subjetivas e emocionais.

A primeira coisa que me chamou atenção foi a estrutura que divide o livro. Na primeira parte, os poemas falam do coração que dá o nome a obra. Me pareceu uma metáfora para descrever o quanto somos frágeis durante a busca por um amor que nos ampare. Na segunda parte, conhecemos o coração de diamante. Este que já conhece o amor verdadeiro e torna-se forte e inabalável.

Os poemas são lindos, tão tristes. Senti a solidão e a tristeza que o eu lírico deles quis mostrar. O processo do coração de vidro faz parte do desenvolvimento de todos. Mas ao sair dele, saímos fortes e mais maduros. Na verdade, percebo ser um encontro consigo mesmo, onde percebemos como somos e também somos construídos através das experiencias que passamos.

No poema "Autorretrato", lembrei-me do processo que eu mesma passei na minha adolescência de ficar sempre em busca de alguém. E acho que reflete o processo que todos nós passamos no início dessa busca incessante, onde cada um precisa encontrar sua própria segurança.

"(...)
Flores de plástico não tem coração
E o que seria de um poeta sem as dores do amor?" (p. 28)

Esse trecho particularmente me fala sobre a artificialidade dos relacionamentos atuais. Nunca consegui entender a facilidade com que as pessoas se desfazem das outras. Acho que o eu lírico do poema também não.

Percebi influência da mitologia grega em muitos poemas, também de outros poetas, como Fernando Pessoa e Vinicius de Morais. Mas vou deixar para vocês encontrarem as referências.

O meu poema preferido foi "A Epopeia de um amante", principalmente pela escolha das palavras, pelos silêncios propostos por ela. Falou sobre mim, sobre pessoas que conheço, que conheci, enfim foi um reencontro.

Eu poderia falar por dias dos poemas. A linguagem do Marcos é bela e poética. A temática tão belamente retratada me fez apaixonar-me. Mas espero que vocês também possam ler, então vou deixar algumas descobertas para vocês. Recomendado!


1 comentários:

Marcos de Sousa disse...

Anna, muito obrigado pela resenha, eu amei! Fico muito feliz que tenha gostado da obra e que você tenha se identificado tanto com ela. Esse era o meu objetivo: retratar algo que acontece com todos, mas de uma maneira tocante, não cotidiana.
Sua resenha ficou incrível.

Quem quiser conhecer mais sobre a obra ou sobre meus outros trabalhos, ou até mesmo firmar parceria, só entrar em contato comigo: mlucas92@hotmail.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Viagens Esquizofrênicas a Lua, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena