terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Depois do Baile - Tolstói #2 Conto


Continuando a falar sobre os contos de Tolstói encontrados na edição feita pela Cosac Naiffy... Depois do Baile não pode ser indicado como um dos melhores contos do autor. Ao contrário do que senti com os outros contos, principalmente "Três Mortes", não consegui me prender a história.
A estrutura baseia-se em uma conversa entre amigos, onde um deles, no caso Ivan Vacilievitch, conta um acontecido com o mesmo para provar a seus ouvintes que compreende que nem sempre o homem é resultado do ambiente, por vezes este depende das circunstâncias.
O narrador passa a contar como conheceu Varenka, moça muito bonita, segundo sua descrição. Este descreve como dançou com ela a noite toda e que seu amor era bastante puro, e não interessado apenas no corpo como os jovens da época. O rapaz conta também como ficou encantado pelo pai da moça, homem descrito como bondoso e que consentiu sua dança com a moça. Este narra em primeira pessoa, pois percebemos claramente seus sentimentos em relação a moça e a tudo que foi vivido pelo mesmo.
Mas quando este saiu do baile, qual não foi sua surpresa quando viu uma cena horrível, segundo o personagem. O pai da moça que havia encantado tanto estava açoitando um coitado em praça pública, no direito de ser membro do exército. Esta cena horrorizou o personagem de uma forma que segundo ele o amor pela moça a partir desse dia. 

Não gostei do enredo, pois o mesmo me parece pobre de conteúdo. Percebo a crítica do autor acerca do exército, mas penso que o conto fica como se não houvesse final. Os personagens não conseguiram criar empatia comigo, apesar do narrador ser muito bem construído. 

Um conto que a meu ver, Tolstói pode ter escrito em um momento não favorável de escrita. Mas o autor possui muitos contos que recomendo ao leitor mais exigente.

2 comentários:

Mari disse...

Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

monicona1 disse...

você não entendeu nada do que leu, né, bebê?

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Viagens Esquizofrênicas a Lua, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena