segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Conversas ao entardecer... #1 Leituras e projetos!



Oi Gente,

Senti falta de algo mais íntimo no meu contato com vocês, então resolvi iniciar uma série de "conversas" sobre assuntos aleatórios. A conversa de hoje será sobre meus novos projetos. 

Sei que vocês estavam acostumados a me ver lendo uns sete livros por mês (o que não aconteceu em dezembro, eu sei), mas depois de conhecer o projeto Para ler como um escritor da Juliana Brina, do blog O pintassilgo e também do vlog O pintassilgo repensei sobre alguns dos meus hábitos de leitura. Este consiste em acompanhar as indicações dadas pela autora Francine Prose do livro Para ler como um escritor. Eu já conhecia o livro e o método de leitura descrito e defendido pela autora como indicação de um professor da universidade. Mas ele não tinha conseguido me tocar. Apaixonei-me pelo projeto da Juliana assim que o vi. E pensei será que meu ritmo não está rápido demais? Será que uma leitura mais atenta e lenta não me traria mais satisfação e experiências diversas? Assim, resolvi que além de tentar realizar o projeto criado pela Ju, também irei diminuir meu ritmo de leitura. Vocês verão menos livros lidos, mas em compensação terei mais tempo para elaborar textos mais profundos. Sinto falta de textos mais elaborados aqui no blog. 

Também estou pensando na ideia de escrever ensaios diversos acerca de temáticas literárias ao passo que irei fazendo meus estudos na área. Sei que nem todo mundo que acompanha o blog interessa-se pela parte acadêmica da Literatura, mas espero poder conversar sobre os mesmos com colegas da área e interessados em geral. Irei também escrever e resenhar também sobre livros da área. A ideia é buscar um contato mais intimo com quem interessa-se pela pesquisa da Literatura. Mas nada será tão rígido que se torne chato. A ideia não é essa, mas é conversar um pouco também sobre essa minha paixão, que não deixa de ser também sobre livros. 

Pensei muito em participar de desafios literários este ano, mas infelizmente percebi que não iria conseguir acompanhar por não possuir muitos livros ainda, e por precisar adiar mais compras esse ano. Então, além de ler todos os livros que já possuo, vou começar a ler mais livros da biblioteca da universidade que estudo. Um dos meus projetos também é ler mais contos, gênero que tanto amo, e poesia, gênero que tenho pouco contato. 

Ao acompanhar o vlog Tiny Little Things e blog com mesmo nome da Tati Feltrin, pensei em fazer meses temáticos por autor também, pois gosto muito da forma como a Tati Feltrin organiza suas leituras. Esse mês, estou lendo Tolstói. Pretendo continuar com ele em Fevereiro também, pois esse mês acabou sendo muito complicado por ser início de ano. Assim, li menos do que gostaria. 

Outra ideia será organizar também minhas leituras por lugares. A linda da Denise Mercedes, do blog Cem anos de Literatura e do vlog do mesmo nome também, falou tanto sobre Literatura Latina que me fez querer muito conhecê-la, já que tenho essa herança cultural e não conheço muito. Então irei começar uma série de leituras de autores latinos. 

Além de todos esses projetos penso em começar com os videos também. Isso mesmo, o Viagens Esquizofrênicas a Lua irá virar vlog também. Será mais uma forma de nos conectarmos e continuarmos a conversar sobre nossas leituras.

Como viram estou muito animada com esses projetos. Espero que vocês tenham gostado das mudanças e das novidades. Me contem nos comentários o que vocês acharam. E esperem mudanças no visual do blog também...

Beijos
Anna

1 comentários:

Unknown disse...

Oi Lua! Amei seu blog e gostei dos seus projetos. Adoro blogs que se dedicam mais a parte da teoria literária, como os blogs e vlogs da Juliana Gervason, Tati Feltrin entre outras. Gosto de leituras mais profundas. Sucesso!! Estou seguindo!!
http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Viagens Esquizofrênicas a Lua, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena